A papaína é uma enzima proteolítica, contida no mamão (Carica papaya), que auxilia no processo de digestão das proteínas. Uma enzima proteolítica tem a ação de “quebrar” as proteínas em pedações menores chamados dipeptídeos e aminoácidos.
Como resultado dessa digestão, temos os aminoácidos, fundamentais para a formação de massa muscular no nosso corpo.💪🏻💪🏻💪🏻
🤔 Para que serve a papaína?
🌐Nativa das Américas, a papaína vem sendo utilizada há muito tempo para os mais diversos fins, desde auxiliar na indigestão, vômitos e enjoos, até como pomada cicatrizante. Seu uso mais comum aqui no Brasil é como amaciante de carnes.
A papaína está presente tanto no mamão verde como no maduro, mas sua maior concentração encontra-se no fruto ainda verde, sobretudo na casca.
✴ Benefícios da Papaína
📌Auxiliar da digestão, favorecendo uma boa absorção de nutrientes;
📌Antioxidante combatendo radicais livres e prevenindo o envelhecimento precoce;
📌Cicatrizante sendo encontrado artigos sobre o uso em úlceras de decúbito;
📌Beneficia o sistema imunológico protegendo nosso corpo de algumas doenças;
📌Formação de massa muscular. A papaína é encontrada em suplementos de atletas, pois devido ao fato de ser uma enzima proteolítica, facilita a redução das proteínas em particular menores;
📌Tratamento das lesões do Herpes zoster, uma doença infecciosa que causa intensa dor e bolhas na pele, que surgem principalmente no tórax e na lateral da barriga.
⭕Não dá para falar que a papaína emagrece ou queima gorduras, mas podemos afirmar que ela pode ajudar na digestão, aliviando aquela sensação de estar “empanturado” pós-refeição. Não há estudos que comprovem sua eficácia no ganho de massa muscular, embora facilite no processo de digestão de proteínas. Por isso, ela tem sido utilizada para esse fim por alguns.
😁Consuma sempre mamão em sua refeição, seu estômago e intestino agradecem!
Foto do mamão da nossa nutricionista Manuela Duarte.