Skip to main content

Importância da atividade física 💪🏻 para a qualidade de vida

O termo atividade deriva do latim “activitate” e seu significado é: qualidade ou estado de ativo; ação, qualquer ação ou trabalho específico.

Pode também ser definida como qualquer movimento em que exista o envolvimento dos músculos esqueléticos, o que acaba resultando em gasto de energia realizado pelo corpo, e cujo gasto de energia tem relação com a intensidade, duração e frequência com que se realiza.

Trazemos uma lista de benefícios proporcionados pela atividade física

📌Aumento da resistência aeróbia no desempenho de tarefas específicas;

📌Melhora da capacidade funcional do sistema circulatório e respiratório;

📌Melhora da força e flexibilidade dos músculos e articulações;

📌Reduz os riscos de lesões na região lombar;

📌Desenvolve a força do sistema esquelético;

📌Controla o peso e reduz a gordura corporal;

📌Exerce ação positiva sobre os órgãos internos;

📌Retarda o processo fisiológico de envelhecimento;

📌Desenvolve as capacidades físicas;

📌Diminui o gasto energético e consequentemente a fadiga para tarefas específicas;

📌Alivia o estresse e a tensão;

📌Estimula a atividade mental;

📌Reduz o risco de doenças crônicas não transmissíveis.

Atividade Física: Um Presente Para Você ♥

Falta de ar, dores musculares, boca seca, muito suor são sintomas “normais” para muitas pessoas que se habilitam a prática da atividade física, como se fizesse parte do ritual do exercício físico.

Esta ideia continua amplamente difundida, associando a experiência da dor e do desconforto à aquisição de um bom condicionamento físico, diante disso o entendimento infelizmente é que sem sofrimento não há benefício cardiovascular ou ganho de massa muscular, nem perda de peso corporal.

Baseado nestas ideias, é muito comum uma certa aversão à pratica esportiva, por consequência levando ao sedentarismo.

Existe uma grande diferença entre a prática de atividade física e o treinamento desportivo. Neste tipo de  treinamento a preparação não está voltada apenas para a saúde, mas visa a competição, onde a busca por medalhas e recordes é o objetivo final.

Apesar desta diferença tão eminente entre as duas práticas, as pesquisas não mostram grandes diferenças quando tratamos da incidência de doenças graves. É fato que grandes atletas não estão imunes ou mais preparados para essas ocorrências de problemas de saúde do que nós, simples mortais!

Fazer atividade física regular tem sido reconhecida por seus efeitos saudáveis nos praticantes no que diz respeito à saúde, bem-estar e a qualidade de vida das pessoas que a pratica.

Portanto, está esperando o que para começar a mexer seu corpo? Mas lembre de procurar uma nutricionista para te ajudar a equilibrar sua alimentação.

Manuela Duarte

Nutricionista Pós -graduada em Nutrição Esportiva Funcional. Atendimento em Diabetes, Obesidade, Emagrecimento, Reeducação Alimentar, Doenças Hepáticas, Intestinais, Ósseas.