Skip to main content

Carambola, a estrela da saúde!

Originária da Ásia, a carambola desembarcou no Brasil no início do século 19 e se adaptou perfeitamente ao nosso país, tanto em termos de cultivo como no paladar.

A carambola, devido ao seu formato, é também chamada de fruta estrela por esse motivo é utilizada em decoração de saladas, arranjos e outras ornamentações.

Alguns benefícios da carambola:

Ajuda a reduzis níveis de açúcar e colesterol no sangue protegendo então seu coração;

Aumenta a saciedade portanto ajuda no emagrecimento;

Favorece o funcionamento do intestino e a boa colonização de bactérias nesse órgão devido as suas fibras;

A carambola sobressai nos quesitos calorias (poucas) e muita vitamina C contribuindo nas dietas de baixo carboidrato e prevenindo resfriados e gripes;

Tem potencial antioxidante pois combate os radicais livre, substâncias que prejudicam o organismo;

Ela é precursora da produção de colágeno, portanto contribui na elasticidade da pele.

Também está associada à manutenção da imunidade.

Contra-indicação

ATENÇÃO: Só não vale abusar (muito menos em jejum): a fruta é rica em ácido oxálico ou oxalato, que pode formar cristais e prejudicar os rins.

❓❓❓❓❓❓❓❓Por que a ingestão de carambola é proibida para pacientes com doença renal crônica (DRC)?

A ingestão de carambola pode ser fatal para pacientes com doença renal crônica, por conter uma neurotoxina que não é devidamente eliminada pelos rins, a CARAMBOXINA, toxina que apresenta um poder excitatório, convulsivante e neurodegenerativo.

O sintoma principal dessa intoxicação é um soluço interminável que pode provocar parada respiratória.

Se você não apresentar essa doença, a fruta é bem vinda no plano alimentar e você pode consumir in natura ou cozida ou em saladas ou coquetéis de frutas.

 

Procure no seu bairro ou na sua cidade com certeza você vai encontrar, ah e procura as mais amarelinhas pois são mais saborosas!

Bom apetite.

Manuela Duarte

Nutricionista Pós -graduada em Nutrição Esportiva Funcional. Atendimento em Diabetes, Obesidade, Emagrecimento, Reeducação Alimentar, Doenças Hepáticas, Intestinais, Ósseas.