Skip to main content

Açúcar e Envelhecimento Precoce

O açúcar que nós conhecemos, o açúcar de mesa, àquele “branquinho”, refinado é extremamente prejudicial à saúde. Vamos conferir?

Compreendendo o açúcar

O açúcar ou sacarose é a união de uma molécula de glicose e uma de frutose. Aqui faremos um adendo, lembrando que glicose é a fonte principal de energia para nosso cérebro, juntamente com gordura.

Essa glicose vem tanto do açúcar, seja ele branco, demerara, mascavo como também do mel e de outros carboidratos tais como as massas, farinhas, raízes, legumes e frutas.

O açúcar deveria apenas temperar a “vida” para que não fique aguada, entretanto utilizamos ele em excesso além de que consumimos ele da pior forma, o mais refinado!

Esse excesso de açúcar pode provocar doenças como diabetes, síndrome do ovário policístico, resistência insulina, obesidade e envelhecimento precoce da pele. E por que isso acontece?

Nossa pele tem como proteína o colágeno e a elastina, são proteínas de sustentação, que traz a firmeza e elasticidade que tanto apreciamos.

Quando comemos muito açúcar ocorre no nosso corpo um processo chamado glicação, ou seja, o açúcar se “gruda” nas proteínas e elas perdem sua função de reparo e renovação ficando inflexíveis, isso gera as famosas rugas, linhas de expressão, perda da elasticidade, flacidez, perda do viço e luminosidade da nossa pele, e tenho certeza que você não quer isso, não é!?

Além dessa questão estética, o excesso de açúcar branco afeta nosso cérebro “viciando” nossos neurotransmissores do bem estar (serotonina) e recompensa (dopamina) fazendo com que necessitamos de cada vez mais açúcar.

E adoçantes, eu posso consumir?

Bem, diante do exposto você pode pensar…e agora vou consumir adoçante, mas qual?

Traremos três sugestões dos melhores adoçantes, mas você precisa estar de olho no rótulo!

Estévia, vem de uma planta chamada Stevia rebaudiana, e suas folhas têm um princípio adoçante natural muito potente, o esteviosídeo. A estévia tem poder de adoçar, entretanto deixa um sabor residual amargo.

Xylitol, tem menos caloria que o açúcar apenas 2,4 calorias por grama, entretanto eleva também a insulina se consumido em grande quantidade e um outro problema,  tem efeito laxante e pessoas que tem alergia a níquel também não devem consumir.

Outro detalhe importante para quem usa xylitol e tem cachorro em casa. Muito cuidado, se o animal ingerir o xylitol ele pode morrer por hipoglicemia.

Eritritol é nossa última sugestão de adoçante, ele tem baixíssima caloria 0,2 caloria por grama do produto, não adoça igual ao açúcar, mas não eleva a insulina, contudo este adoçante tem custo bem elevado.

Você pode estar se perguntando e os outros adoçantes, a sacarina e ciclamato, o aspartame, a sucralose…?

Bem estes adoçantes estão banidos do nosso receituário por provocarem muitos males à saúde, tais como problema de tireoide e aumento de peso.

Dicas especiais

Que dica podemos te dar? Reeduque seu paladar, diminua a cada dia a quantidade de açúcar que adoça suas preparações, evite guloseimas, doces, bolos, biscoito recheado.

Dê preferência aos alimentos da Natureza tais como os legumes, verduras, frutas, feijões, proteínas, temperos, canela, cacau, milho, arroz integral, aveia.

Finalizo esse texto citando Dr.Lair Ribeiro: “Se você não arrumar tempo para cuidar de sua saúde um dia terá que arrumar tempo para cuidar de sua doença.”

Carla Ribeiro

Carla Ribeiro, formada em nutrição pela UFPE em 1994, apaixonada pela fitoterapia e suplementação, palestrante de temas voltados para qualidade de vida e saúde, nutricionista comportamental e ortomolecular, ministra cursos práticos de suplementação para nutricionistas.