Skip to main content

O que!? Como assim não tomar leite? Ele é tão gostoso, me lembra infância e carinho.

O leite é um alimento que tem muitas propriedades nutricionais tais como ser rico em cálcio, triptofano, fósforo, carboidratos, proteínas e aqui nestes dois últimos itens é onde mora o “perigo”.

Vamos lá, entender um pouquinho mais sobre o carboidrato e as proteínas deste alimento.

O carboidrato do leite é chamado lactose, que se tudo tiver certo no seu organismo vai ser “quebrada” pela enzima LACTASE, em glicose e galactose. Entretanto, com o passar do tempo nosso organismo vai envelhecendo e perdendo essa enzima ou pode acontecer também do seu organismo ser deficiente nessa substância.

Sendo assim, é importante você fazer um exame para saber se tem intolerância a LACTOSE, para evitar problemas na saúde gastrointestinal, tais como diarreia, refluxo, esofagite, distensão abdominal. Veja nosso post sobre probioticos.  https://uninutri.com.br/probioticos-e-seus-beneficios/

E sobre a proteína do leite, o que podemos falar?

Bem, esse alimento é composto principalmente pela caseína e soro (betalactoglobulina e alfalactoalbumina).  Temos a caseína do tipo A1 e tipo A2, esta última encontrada no leite de búfala, vaca zebu e cabra, pouco consumido entre nós.

A caseína principalmente do tipo A1 (encontrado no gado holandês) tem um potencial inflamatório grande para nosso corpo, como também é metabolizada no intestino formando uma substância chamada casomorfina, a qual gera um certo vício fazendo com que você queira cada vez mais consumir lacticínios de uma forma geral.

O leite, apesar de ser rico em cálcio é desequilibrado em outros nutrientes tais como o magnésio, boro, zinco. E utilizar produtos alimentícios em excesso que sejam a base de leite pode até provocar problemas tais como cálculos renais!

Portanto, pense bem antes de exagerar no consumo dos lacticínios e sempre procure ajuda de nutricionistas especializadas para te ajudar a encontrar boas fontes alimentares que possam substituir o consumo deste alimento.

Espero que tenham gostado desse post! Até o próximo.

 

Carla Ribeiro

Carla Ribeiro, formada em nutrição pela UFPE em 1994, apaixonada pela fitoterapia e suplementação, palestrante de temas voltados para qualidade de vida e saúde, nutricionista comportamental e ortomolecular, ministra cursos práticos de suplementação para nutricionistas.