Semente da Linhaça: aliada para sua saúde!
Benefícios para a Saúde Intestinal
Os benefícios das fibras da semente de linhaça, quando consumidas com quantidades adequadas de água, melhoram o trânsito intestinal, impedindo a constipação. Além disso, a digestão das fibras gera ácidos graxos de cadeia curta, que incentivam a proliferação de bifidobactérias, parte “do bem” da microbiota intestinal (flora intestinal). Isso, além de melhorar o funcionamento do órgão, também ajuda a aumentar nossa imunidade.
Cuidando do diabetes
Isso ocorre devido ao mesmo mecanismo que reduz os picos de glicose, afinal, quanto mais insulina o corpo produz, mais os órgãos começam a se tornar resistentes a ela, ou seja, solicitam que mais desse hormônio seja utilizado para colocar a glicose dentro de suas células.
Esse quadro se chama resistência à insulina, e conforme vai se agravando, resulta na diabetes tipo 2, quando o hormônio produzido pelo corpo não é suficiente mais para absorver todo o açúcar no sangue.
Semente de linhaça e sua ação anti – inflamatória
Estudos mostram que o ácido alfa linoleico (ALA) é capaz de gerar reações anti-inflamatórias, combatendo inflamações que podem ser causadas por fatores como dislipidemias, obesidade, hiperglicemia, sedentarismo, tabagismo.
Além disso, a linhaça ajuda a trazer um equilíbrio nas quantidades de ômega 3 e 6. Atualmente nossa alimentação tem tido muito mais fontes do último do que do primeiro, o que tem causado maiores inflamações no organismo.
Imunidade é vida
Os ácidos graxos de cadeia curta provenientes da digestão das fibras da linhaça, além de ajudar as bifidobactérias (bactérias benéficas), impedem que bactérias ruins do intestino se transportem para a corrente sanguínea, portanto contribuindo para a imunidade.
Emagrecendo com saúde
Por ser rica em fibras, consumir linhaça com outros alimentos cria uma barreira no bolo alimentar, que torna a liberação da glicose no sangue muito mais lenta, portanto utilizamos menos insulina, hormônio responsável pelo armazenamento de gordura.
Quando temos muita insulina circulando pelo corpo, rapidamente sentimos a necessidade de consumir mais alimentos como pães, bolos, biscoitos e doces, que engordam. A simples presença da insulina em altas quantidades faz depositar a gordura no tecido adiposo.
Por nossa nutricionista Rosely Silva