Skip to main content

Ovos: excelentes motivos para você consumir esse alimento!

Ovos são tão nutritivos que muitas vezes são chamados como “superalimento”, são ricos em nutrientes e acima de tudo ajuda a prevenir doenças. É essencial conhecer os benefícios do ovo, um alimento natural que primordialmente deve ter nas suas refeições diárias e além de tudo ele é rico em antioxidantes únicos e poderosos nutrientes que contribuem para um cérebro saudável. 

Vamos detalhar 6 razões pelas quais o ovo está entre os alimentos mais saudáveis do planeta.

Ovos são ricos em nutrientes

Um dos principais benefícios do ovo inclui o seu incrível poder nutritivo. Em primeiro lugar os ovos são ricos em vitaminas, minerais, em segundo lugar possui proteínas de alta qualidade, boas gorduras como também vários outros nutrientes menos conhecidos.

Um ovo grande contém vitamina B12, vitamina B2, vitamina A, Vitamina B5 e Selênio.

Ele também contêm pequenas quantidades de quase todas as vitaminas e minerais exigidos pelo corpo humano, incluindo cálcio, ferro, potássio, zinco, manganês, vitamina E, folato e muitos mais.

Um ovo grande contém 77 calorias, com 6 gramas de proteína de qualidade, 5 gramas de gordura e traços de carboidratos. Na gema encontramos quase todos esses nutrientes e por este motivo é tão importante comer o ovo inteiro.

O ovo é protetor cardiovascular?

Algumas pessoas têm medo de comer ovo, devido ao receio do excesso de colesterol.

Um ovo grande contém 212 mg de colesterol entretanto, não significa que vá aumentar o mau colesterol no sangue, pois nosso próprio organismo através do fígado produz essa gordura todos os dias e se você comer alimentos que contenham colesterol, então o seu fígado vai produz menos, portanto se você não consome colesterol na alimentação, a tendência é que o seu fígado produza mais dessa substância.

Muitos estudos mostram que os ovos realmente podem melhorar a qualidade do colesterol.

Os ovos tendem a aumentar o colesterol HDL (o “bom”) e tendem diminuir o colesterol LDL (o “mau”) para um grande subtipo que não está associado aos riscos de doença cardíaca.

O ovo é rico em colina, um protetor neurológico!

A colina é um nutriente menos conhecido, mas que é frequentemente agrupado entre as vitaminas do complexo B. Trata-se de um nutriente essencial para a saúde humana sendo necessário para vários processos no organismo.

Um baixo consumo de colina é relacionado à doenças do fígado, além de doenças cardiovasculares e distúrbios neurológicos.

As melhores fontes de colina na dieta são gema a ovo e fígado de boi.

Alimento proteico

Um dos benefícios do ovo é ele ser rico em proteínas. As proteínas são os principais blocos de construção do corpo, e servem tanto para fins estruturais como funcionais. Elas consistem em aminoácidos que estão ligados entre si e existem cerca de 21 aminoácidos que o corpo usa para construir suas proteínas. 

Dessas proteínas, o corpo não pode produzir 9 destes aminoácidos, que são considerados como “essenciais” e devem ser obtidos a partir da dieta, então surge o ovo que está entre as melhores fontes de proteína.

Ovos são ricos em antioxidantes luteína e zeaxantina

Há dois antioxidantes nos ovos que podem ter poderosos efeitos protetores para a saúde ocular, eles são chamados de luteína e zeaxantina, ambos encontrados na gema e tendem a acumular-se na retina, a parte sensorial do olho.

Estes antioxidantes reduzem significativamente o risco de degeneração macular e catarata, as quais estão entre as principais causas de deficiência visual e cegueira nos idosos.

O ovo auxilia na perda de peso?

Outros benefícios do ovo envolvem o controle do peso corporal em primeiro lugar, eles tem baixo carboidrato e em segundo, ajudam no emagrecimento saudável pois os ovos contêm poucos carboidratos, ou seja, são considerados low carb, e possuem muita proteína e gordura portanto, por esse motivo, eles contribuem muito para a saciedade.

Resumindo, coma ovo!

Rosely Silva

Nutricionista pós graduada em nutrição clínica. Realizo atendimento personalizado a adultos e idosos com foco em emagrecimento, qualidade de vida e longevidade.