O pepino cujo nome científico Cucumis sativus é o fruto do pepineiro, amplamente cultivado e que se come geralmente em forma de salada, sucos, vinagretes, picles.
Normalmente temos a disposição nas feiras livre e supermercados alguns tipos de pepino: comum, o caipira, japonês e o rugoso utilizado para fazer picles. O pepino japonês é muito saboroso e menos indigesto que o pepino caipira e o comum.
O ideal é utilizar o pepino com a casca no intuito de manter todos os seus nutrientes, entretanto para algumas pessoas é interessante evitar a semente, pois pode provocar má digestão.
O pepino é um diurético natural, contribuindo no controle da pressão arterial e de grande ajuda na dissolução de cálculos renais.
Ele é rico em potássio, que proporciona flexibilidade aos músculos e dá elasticidade às células que compõem a pele. Isso resulta em rejuvenescimento da epiderme, especialmente a do rosto.
A casca rígida do pepino e seu interior rico em água, lhe garantem uma temperatura sempre menor do que a do ambiente, o que o torna excelente para refrescar e tonificar a pele quando colocado sobre a pele ou sobre as olheiras, por exemplo.
Assim, os benefícios do pepino para nossa saúde são:
- Ajuda a emagrecer, por que é pobre em calorias e dá uma sensação de saciedade;
- Melhora a contração e saúde muscular, por conter potássio e magnésio;
- Melhora a circulação sanguínea, por ser pobre em gorduras e rico em água;
- Mantém a hidratação, por ser feito principalmente de água;
- Melhora o trânsito intestinal, devido à presença de fibras;
- Previne o câncer, por ser rico em flavonoides e lignanas, que são antioxidantes poderosos;
- Melhora a saúde da pele, unhas, olhos e cabelo, por conter antioxidantes e carotenoides;
- Melhora a saúde do coração, por ser rico em potássio.
Por nossa Nutri Rafaella Rodrigues.