Skip to main content

Salsa, uma super tempero

A salsa (Petroselinum crispum) nativa da região do Mediterrâneo tem seu cultivo atualmente em todo o mundo. É comumente utilizada como tempero e é conhecida como cheiro verde quando associada a cebolinha.

Pela semelhança entre suas folhas a salsa é muitas vezes confundida com o coentro.

A salsa, é uma erva aromática, possui sabor forte e marcante sendo por muitas vezes rejeitada por quem tem um paladar mais sensível.

Ela tem propriedades medicinais tais como ação antimicrobiana, antisséptica, digestiva, sedativa, como também anti-inflamatória e consequentemente entra na lista dos alimentos funcionais.

Para obter o melhor aproveitamento do seu sabor nas preparações de alimentos recomendamos adiciona-la sempre no final do preparo para evitar o seu cozimento e possíveis perdas de nutrientes.

Esta super planta é rica em:

Vitamina A que atua na saúde dos olhos;

Complexo B, vitaminas que atuam na saúde do sistema nervoso, cardiovascular e digestivo

Vitamina C que melhora a imunidade;

Vitamina E com ação antioxidante;

Além de ser uma ótima fonte de ferro que também atua no tratamento da anemia, ela contém em sua composição luteolina, um tipo de flavonoide responsável por sua ação antioxidante e anti-inflamatória.

Algumas ações da salsa

A salsa faz parte do grupo de alimentos com ação diurética,por possuir alto teor de água em sua composição, que consequentemente ajuda na prevenção e tratamento de doenças renais como infecção urinaria, pedra nos rins e hipertensão arterial.

As partes mais consumidas dessa planta são as folhas, as quais podem ser utilizadas como forma de temperos e condimentos do mesmo modo podemos preparar sucos com ação digestiva.

As raízes e sementes podem ser empregadas como forma medicinal em chás, tinturas e óleos, para exemplificar.

Contra indicações

A salsa consumida em excesso pode ter efeito tóxico, e por consequência se faz contraindicada para gestantes, lactantes e paciente portadores de doença renal crônica e esteatose hepática, por isso devemos evitá-la.

Receita antioxidante

Suco verde de salsa

½ xícara de salsa fresca

1 laranja

½ maçã

½ pepino

1 copo de água de coco

Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber sem coar

Rafaella Rodrigues

Nutricionista formada pela Faculdade São Miguel, pós graduada em Nutrição na Prática Esportiva pela Faculdade IDE. Atendimento nutricional clínico, acompanhamento nutricional no pré e pós operatório de cirurgia bariátrica. Acompanhamento a esportista e desportista com o objetivo de melhorar a performance e desempenho.