Skip to main content

 

Sabores da Natureza: Alface.

A alface é uma planta herbácea da classe das hortaliças que contém vários nutrientes e substâncias em sua composição. Tem como importante função alcalinizar e desintoxicar o organismo, além de causar uma sensação de relaxamento e sono graças a uma substância, encontrada em sua maioria no talo, chamada de lactucina.

Nutrientes e benefícios

A alface tem uma quantidade bem importante de ácido fólico, que atua na síntese dos neurotransmissores como a serotonina, dopamina e noradrenalina, que são responsáveis por regular a ansiedade. Ela também contribui no controle do diabetes tipo 2 e na saciedade porque é rica em fibras, em especial a pectina fibra solúvel a qual forma um gel impedindo a liberação rápida da glicose.

Da mesma forma, por ser de baixa caloria a alface faz parte dos pratos mais consumidos entre dietas para restrição calórica e perda de peso.

Tipos de Alface

Neste parágrafo veremos que os valores dos nutrientes dos diversos tipos de alface são bem semelhantes. Segue alguns tipos e suas principais diferenças:

Crespa: rica em fibras, ajuda na digestão e no bom funcionamento do intestino, além de apresentar pequenos teores de minerais como cálcio e fósforo.

Roxa: contém mais antocianina que as alfaces comuns e um teor também maior de antioxidantes, substâncias que ajudam no combate ao envelhecimento.

Lisa: é a mais consumida, com folhas soltas, macias e de sabor suave.

Mimosa: possui folhas com a borda bastante entrecortada, parecendo dedos de uma mão; está entre as alfaces mais delicadas.

Romana: possui folhas verde-escuras, longas e crespas que formam uma cabeça de folhas soltas. É utilizada em saladas como a salada Ceasar e lanches.

Americana: possui cabeça compacta. Seu valor nutritivo é inferior ao de outras variedades de alfaces e folhas, no entanto é bastante usada em lanches devido a sua crocância.

Forma de Conservação

A alface por ser rica em água tem muita facilidade de estragar rápido, por isso é importante seguir alguns passos.

Consequentemente, fora da geladeira, as folhas de alface deve ser mantida com as raízes dentro de uma vasilha com água ou dentro de saco plástico aberto, em local bem fresco por até um dia e para conservar em geladeira primeiro lavar as folhas, segundo secar bem para não ficar nenhuma umidade e  colocar em saco plástico ou em um pote tampado,posteriormente retirar as folhas de acordo com a necessidade de consumo.

Por nossa nutricionista Rafaella Rodrigues

Carla Ribeiro

Carla Ribeiro, formada em nutrição pela UFPE em 1994, apaixonada pela fitoterapia e suplementação, palestrante de temas voltados para qualidade de vida e saúde, nutricionista comportamental e ortomolecular, ministra cursos práticos de suplementação para nutricionistas.