Skip to main content

Proteína Vegetal: Experimente!

As proteínas são consideradas macronutrientes que constituem diversos tecidos do nosso organismo, correspondendo a cerca de 50% ou mais do seu peso de uma célula.

É considerada o componente mais abundante do nosso corpo. Diversas funções são desempenhadas pelas proteínas em nosso organismo, como formação e reparação de tecidos (como os músculos).
As proteínas são formadas pela junção de diversos aminoácidos, desta maneira, a alimentação deve ser capaz de fornecer os aminoácidos essenciais para a composição proteica. Assim, ressalta-se a importância da alimentação ser equilibrada e atender a quantidade recomendada de proteínas e aminoácidos recomendados para o dia.
Seu valor nutricional dependerá, dentre outras características, do perfil de aminoácidos, biodisponibilidade, alergenicidade(alergia à proteína).
A proteína vegetal é produzida á partir dos aminoácidos disponíveis nas verduras, leguminosas, oleaginosas e cereais. Em geral, uma dieta rica em proteínas vegetais é pobre em gorduras e mais rica em fibras e compostos antioxidantes, sendo altamente recomendada para quem deseja controlar seu peso.
Recomendações de proteínas ao dia:
A recomendação individualizada de proteína varia de acordo com kg de peso, situação de saúde e nível de atividade física.

Fontes alimentares de proteína vegetal:

As principais fontes alimentares de origem vegetal incluem: leguminosas(feijão, ervilha, grão de bico, lentilha, soja), sementes, oleaginosas (castanhas e nozes).

De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira, a ingestão de aminoácidos essenciais pode ser atingida consumindo-se apenas proteínas vegetais ou uma combinação delas com as proteínas de origem animal (ovos, leite e queijo).

Dúvidas comuns sobre as proteínas vegetais:

1.A proteína vegetal é incompleta (carente de aminoácidos)?

Alguns alimentos podem apresentar teor baixo de um ou mais aminoácido específico. Entretanto, a combinação de alimentos de grupos diferentes fornece todos os aminoácidos em quantidade adequada.

2.A proteína proveniente de fontes vegetais não é “tão boa” quanto a proveniente de fontes animais?

A qualidade depende da fonte da proteína vegetal ou da sua combinação. As proteínas vegetais podem ser iguais ou melhores do que as proteínas animais.

3.As proteínas de alimentos vegetais diferentes têm de ser consumidas juntas na mesma refeição para atingir elevado valor nutricional?

Os aminoácidos não precisam ser consumidos todos na mesma refeição. O mais importante é atingir a recomendação ao longo do dia.

4.As proteínas vegetais não são bem digeridas?

A digestibilidade varia de acordo com a fonte e o preparo da proteína vegetal. A digestibilidade da proteína vegetal pode ser tão alta quanto a animal para alguns alimentos.

5.Sem carne, ovo ou laticínios, a proteína vegetal não é suficiente para atender à necessidade humana de aminoácidos?

A ingestão de aminoácidos essenciais pode ser atingida consumindo-se apenas proteínas de origem vegetal ou uma combinação delas com as animais (ovos, leite e queijo).

6.As proteínas vegetais contêm aminoácidos desbalanceados e isso limita o seu valor nutricional?

O que importa é que todos os aminoácidos atinjam o seu valor de ingestão recomendado ao longo do dia. Pode ocorrer desequilíbrio por uma suplementação inadequada de aminoácidos, mas isso não costuma ser um problema prático comum.

7.Existem aminoácidos na carne que não podem ser encontrados em nenhum alimento do reino vegetal?

Todos os aminoácidos essenciais são encontrados em abundância no reino vegetal.

Que tipos de suplementos de proteína vegetal existem?

♦ A maioria das opções de suplementos veganos disponíveis no mercado é feito de arroz ,ervilha, lentilha e soja ou misturas de mais de uma proteína vegetal. Dependendo da sua dieta, qual aminoácido essencial você deseja suplementar e seus objetivos, você deve decidir sobre um ou outro das seguintes proteínas:

♦ Proteína de soja: Os suplementos feitos a partir de proteína de soja oferecem uma proteína vegetal completa e rica em aminoácidos ramificados (essenciais para a síntese muscular). O consumo deste produto tem sido associado a uma redução nos níveis de colesterol, embora muitos desses suplementos venham de soja transgênica.

♦ Proteína de ervilha: A proteína de ervilha é rica em proteínas e calorias, por isso é recomendada para quem deseja ganhar peso de maneira saudável. As ervilhas são pobres em metionina, portanto, você deve suplementar sua suplementação com uma dieta rica em grãos integrais.

♦ Mistura de proteínas: Existem diferentes combinações de proteínas (geralmente leguminosas com cereais) que fornecem todos os aminoácidos essenciais para obter uma suplementação completa. No entanto, esses produtos são mais processados que o restante e podem conter aromatizantes e conservantes artificiais.

♦ Proteína de arroz (integral): Este suplemento é muito apreciado por atletas veganos e vegetarianos. Seu alto teor de aminoácidos ramificados favorece o aumento da massa muscular, embora sua falta de lisina torne necessário balancear a dieta para obter esse aminoácido essencial.

Cuidados Especiais
A alimentação e dietas à base de vegetais fornecem fibras, vitaminas e minerais. No entanto, se não seguirem o devido cuidado, podem causar deficiências proteicas com sérias consequências. O uso de um suplemento de proteína vegetal ajudará a evitar esses efeitos indesejáveis, ao mesmo tempo em que fornece energia, força e vitalidade.
Embora veganos e vegetarianos sejam os principais beneficiários do uso desses suplementos, as pessoas onívoras também podem usar proteínas vegetais para melhorar sua dieta e aumentar sua massa muscular. Usada de forma inteligente, a proteína vegetal não deixa nada a desejar se comparada ao popular whey protein(proteína do soro do leite.
Manuela Duarte

Nutricionista Pós -graduada em Nutrição Esportiva Funcional. Atendimento em Diabetes, Obesidade, Emagrecimento, Reeducação Alimentar, Doenças Hepáticas, Intestinais, Ósseas.