Skip to main content

Prebióticos: comê-los é ter mais saúde!

Os prebióticos são substâncias presentes em alguns alimentos, que servem de substrato para determinados micro-organismos presentes no intestino, favorecendo a multiplicação das bactérias benéficas à digestão.

Os prebióticos que demonstram benefícios para a saúde são os frutooligossacarídeos (FOS), galactooligossacarídeos (GOS) e outros oligossacarídeos, inulina e a lactulose, que podem ser encontrados em alimentos, como trigo, cebola, banana, mel, alho, raiz de chicória.

Como funciona no nosso intestino

Os prebióticos são componentes alimentares que não são digeridos pelo organismo, mas que são benéficos para a saúde, porque estimulam seletivamente a multiplicação e a atividade das bactérias que são boas para o intestino. Além disso, estudos comprovam que os prebióticos também contribuem para o controle da multiplicação de patógenos no intestino.

Qual o objetivo dos prebióticos para nossa saúde

Eles contribuem para:

  • Aumento das bifidobacterias no cólon;
  • Melhora da absorção de cálcio, ferro, fósforo e magnésio;
  • Aumento do volume das fezes e da frequência de evacuações;
  • Diminuição da duração do trânsito intestinal;
  • Regulação do açúcar no sangue;
  • Aumento da saciedade;
  • Diminuição do risco de desenvolver câncer do cólon e do reto;
  • Redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.

Além disso, estas substâncias também contribuem para fortalecer o sistema imunológico.

Alimentos ricos em prebióticos

Os prebióticos identificados atualmente são carboidratos não-digeríveis, incluindo a lactulose, a inulina e oligossacarídeos, que podem ser encontrados em alimentos como trigo, cevada, centeio, aveia, cebola, banana, aspargos, mel, alho, raiz de chicória, bardana ou biomassa de banana verde ou batata yacon.

Além disso, também se podem ingeri-los  através de suplementos alimentares, que geralmente estão associados a probióticos.

Qual a diferença entre prebiótico, probiótico e simbiótico?

Enquanto os prebióticos são as fibras que servem de alimentos para as bactérias e que favorecem a sua sobrevivência e proliferação no intestino, os probióticos são essas bactérias boas que vivem no intestino.

Um simbiótico é um alimento ou suplemento no qual estão combinados um probiótico e um prebiótico.

Por fim, esperamos que depois desta leitura você perceba a importância que uma alimentação rica em prebióticos faz pela sua saúde!

Rosely Silva

Nutricionista pós graduada em nutrição clínica. Realizo atendimento personalizado a adultos e idosos com foco em emagrecimento, qualidade de vida e longevidade.