Skip to main content

Maracujá e seus benefícios!

O maracujá possui vitaminas do complexo B, além de vitamina A e C e flavonoides, além disso é rico em fibras solúveis, ferro, fósforo, potássio.

Por conter  poucas calorias, em média cada 100 gramas da polpa fornece 39 kcal, é muito utilizado nas dietas de emagrecimento.

Benefícios

O maracujá é uma fruta rica em antioxidantes que são substâncias que impedem a atuação dos radicais livres, combatendo o envelhecimento e também evitando o surgimento de tumores.
Por ser rico em vitamina C fortalece o sistema imunológico, deixando o organismo resistente principalmente diante de gripes, resfriados e infecções.

Melhora a saúde dos olhos, combatendo o envelhecimento da retina,  devido a sua grande quantidade de antioxidantes, como a vitamina A, a vitamina C e os flavonoides.

Ele age contra a insônia pois há um composto medicinal que funciona como um sedativo  e tem sido associado a uma redução da agitação, insônia, ansiedade e nervosismo, fatores que impedem um boa noite de sono.

Entretanto, está propriedade vem da folha do maracujá, a qual possui flavonides, alcalóides e saparinas, agindo no sistema nervoso como tranquilizantes e relaxantes musculares.
Podemos utilizar as folhas secas para fazer um chá por infusão. Ferver a água e despejar sobre as folhas de maracujá, usar 180/200 ml de água para 1 colher de chá cheia. Abafar por 5 a 8 minutos e coar.

A pectina presente em sua casca é uma fibra solúvel que atua na redução da absorção da glicose, auxiliando no tratamento do diabetes e colesterol.

Por ser rico em potássio ajuda no controle da pressão alta. Sendo assim quem tem pressão baixo deve ter cuidado com o consumo.

Curiosidade deste santo maracujá:

Para saber ser o fruto está bom para o consumo, balançar ele se a polpa estiver solta pode consumir.

Ele murcha porque vai perdendo água 10 dias após ser colhido. Ele assim fica com sabor mais doce.

Pode ser consumido de várias formas: suco, picolé, mousse, molho ou mesmo como ingrediente de pratos da alta gastronomia. Ele combina com peixe salmão, harmonizar com queijos, no risoto, com macarrão

Carmelita Mendonça

Formada pela UFPE, há alguns anos me dedico ao atendimento especializado de crianças e adolescentes. Atendimento clínico de adultos principalmente os que tem diabetes e pessoas com dificuldade com alimentos FOODMAPS.