Crianças e adolescentes passam por diversas fases de desenvolvimento até o seu organismo estar completamente formado.
Tudo começa com o aleitamento materno, passando pela introdução alimentar até a consolidação da alimentação em si. E é justamente na fase de introdução de outros alimentos que as tensões começam.
Muitos pais querem que os filhos comam certos alimentos de qualquer maneira, o que acaba gerando apreensão em relação à ingestão de frutas e verduras.
Outros introduzem balas, refrigerantes e salgadinhos devido ao apelo desses alimentos e à facilidade de consumo, vide as inúmeras propagandas focadas no público infantil.
Dada a complexidade da situação e a importância de evitar não só doenças, mas também problemas crônicos como a obesidade, o acompanhamento nutricional é essencial nessas fases.
Além das refeições principais (café da manhã, almoço e jantar), o corpo precisa de outros alimentos para se desenvolver bem durante a fase de crescimento. O acompanhamento nutricional é capaz de estabelecer com exatidão os alimentos que deverão ser consumidos para suprir as necessidades nutricionais de acordo com cada faixa etária.Isso ajudará a criança a se desenvolver em sua totalidade e a evitar problemas de saúde no futuro.
Além disso, o nutricionista atuará monitorando a alimentação da criança ou do adolescente, recomendando alimentos que possam ser substituídos ou mesmo retirados da dieta. Facilitando o processo para os pais que têm dificuldades em encontrar boas alternativas ou desconhecem estratégias para encorajar as crianças a se alimentarem bem e com qualidade.
Quando o pequeno tem contato com os mais variados tipos de alimentos sugeridos pelo nutricionista, há melhora na aquisição de hábitos saudáveis e ele passa a sentir prazer em se alimentar com qualidade, visto que o repertório do paladar se forma ainda na primeira infância.