Skip to main content

Chás para melhorar suas emoções

Chá de Melissa (Melissa officinalis)

Propriedades medicinais:  antiespasmódico (acalma cólicas), ansiolítico (diminui ansiedade), agente antiestresse e sedativo leve, devido aos seus constituintes químicos como o ácido rosmarínico e seus óleos essenciais. (http://florien.com.br/wp-content/uploads/2016/07/MELISSA-OFFICINALIS.pdf)

Curiosidade: é uma das ervas medicinais mais antigas, tendo sido usada por Paracelso (1493-1541) médico e alqimista que iria revolucionar a história da medicina e chamou essa erva de “elixir da vida”. A erva deve ser protegida cuidadosamente do contato com a luz e umidade, para que não perca suas propriedades medicinais.

Como devo fazer?

Quantidade: flores secas 01 colher de chá e água quente 200 ml

Preparo: fazer infusão, verter a água quente sobre as flores, abafar por 5 minutos.  Pode tomar de 2 a 3 x ao dia.

Cuidados: não deve ser utilizado nos casos de hipotireoidismo e utilizar cuidadosamente em pessoas com hipotensão arterial. Não é indicada para gestantes, lactantes e crianças com menos de 12 anos

Chá de Alfazema (Lavandula officinalis)

Propriedades medicinais: analgésica, antiasmática, antidepressiva, anti-inflamatória, antimicrobiana, antisséptica, calmante suave, calmante dos nervos. Usado também no tratamento de insônia.

Como devo fazer?

Quantidade: flores secas 01 colher de sobremesa e água quente 200 ml

Preparo: fazer infusão, verter a água quente sobre as flores, abafar por 5 minutos.  Pode tomar de 2 x ao dia.

Cuidados: não há relatos de contraindicação nas literaturas consultadas, entretanto não deve ser utilizado por gestantes e lactantes.

Chá de Camomila (Matricaria recutita)

Propriedades medicinais:

Antiespasmódico (melhora contração/espasmo da musculatura lisa intestinal)

Ansiolítico e sedativo leve pela ação da apigenina, um flavonoide

Atividade anti-inflamatória, antivirótica, antioxidante e antimicrobiana devido a outro flavonoide chamado quercetina.

Como devo fazer?

Quantidade: flores secas 01 colher de sobremesa e água quente 200 ml.

Preparo: fazer infusão, verter a água quente sobre as flores, abafar por 5 minutos.  Pode tomar até 3 (três) x ao dia, entre as refeições.

Cuidados: evitar o uso em pessoas alérgicas ou com hipersensibilidade à camomila, pólen e gestantes. https://ervanarium.com.br/planta/camomila-plantas-medicinais/

Chá de Capim-limão (Cymbopogon citratus) também conhecido como capim-cidreira ou capim-santo.

Propriedades medicinais: analgésico suave, ansiolítico, miorrelaxante, sedativo, vasodilatador (indiretamente hipotensor e calmante).

Como devo fazer?

Quantidade: folhas cortadas 04 unidades e água quente 200 ml.

Preparo: fazer infusão, verter a água quente sobre as flores, abafar por 15 minutos.  Pode tomar até 2 (três) x ao dia, entre as refeições

Cuidados: em doses excessivas esse chá pode causar sonolência, diarreia, hipotensão arterial, fraqueza e sedação; também é contra indicado durante a gestação, pois pode provocar abortos devido ao relaxamento da musculatura uterina;

Concluímos que esses chás tomados sem exageros, conforme prescrição são benéficos para quem está sofrendo de estresse e ansiedade contribuindo assim no equilíbrio das emoções.

Carla Ribeiro

Carla Ribeiro, formada em nutrição pela UFPE em 1994, apaixonada pela fitoterapia e suplementação, palestrante de temas voltados para qualidade de vida e saúde, nutricionista comportamental e ortomolecular, ministra cursos práticos de suplementação para nutricionistas.