Ameixa fresca e seca: cor que traz saúde
-
Ameixa são ricas em nutrientes
Ameixas frescas e secas têm uma grande quantidade de nutrientes. A versão natural da fruta é rica em água, fibras, vitaminas A, C e K, potássio, cobre e manganês, além disso tudo essa fruta tem baixa caloria. Mesmo que em menor quantidade, a ameixa fresca também é fonte de vitamina B, fósforo e magnésio.
- Rica em antioxidantes
Um dos benefícios da ameixa é a presença elevada de antioxidantes, substância que ajuda a reduzir os processos inflamatórios e a proteger as células dos danos causados pelos radicais livres. A fruta é rica especificamente em polifenóis tais como a proantocianidinas, que são capazes de proporcionar efeitos positivos para a saúde dos ossos e ajudar a diminuir o risco de diabetes e doenças cardiovasculares.
-
As ameixas regulam o funcionamento do intestino
Por ser rica em fibra, a ameixa contribui para o funcionamento saudável do intestino, evitando a prisão de ventre e melhorando os movimentos peristálticos. A fruta também tem uma substância conhecida como sorbitol, que possui propriedades laxativas naturais. Consumir cerca de 50 gramas de ameixa seca por dia durante três semanas melhora a consistência das fezes.
- Fortalece a saúde dos ossos
Devido à presença de vitamina K, magnésio e fósforo, consumir ameixa traz benefícios para à saúde óssea, portanto essas substâncias desempenham um papel importante na formação e proteção dos ossos.
- Ajuda a controlar a glicose sanguínea
Auxiliar o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue. Mesmo com uma elevada quantidade de carboidratos, tanto a versão seca quanto natural da fruta não provocam um aumento da glicose circulante.
Uma primeira explicação para isso seria o aumento do hormônio adiponectina, que exerce um papel importante no metabolismo e na regulação dos níveis de glicose. Um segundo motivo seriam as fibras, que também interferem na quantidade de açúcar no sangue. Esse componente é fundamental para diminuir a taxa de absorção da glicose e evitar os picos de glicemia após a ingestão de um alimento.
Portanto, que tal passar no supermercado ou em feiras livres e começar a experimentar essa fruta maravilhosa!