Skip to main content

Alimentos Funcionais no Esporte

Alimentos funcionais são aqueles semelhantes em aparência ao alimento convencional consumido como parte de uma alimentação normal, contudo eles são capazes de produzir efeitos metabólicos ou fisiológicos desejáveis na manutenção da saúde e no desempenho do esporte.

Qual o objetivo dos alimentos funcionais no esporte?

Melhorar o desempenho em provas;
Minimizar efeitos de curto e longo prazo do esporte que limita a performance, tais como:

♦Estresse elucidativo;

♦Lesões musculares;

♦Problemas ósseos e articulares;

♦Diminuição da imunidade

Para otimizar a recuperação muscular sugerimos alguns alimentos funcionais listados abaixo pois eles por meio da modulação antioxidante e por possuir atividades anti-inflamatórias vão ajudar neste restabelecimento do seu músculo.

Sugestão de alimentos para que você possa incluir no seu prato diariamente

♦Cúrcuma: é antioxidante, anti-inflamatório e anticancerígeno; promove a melhora da força e performance e mantém níveis adequados de glicogênio muscular.

♦Chá verde: ação termogênica, reduz gordura visceral como também melhora a capacidade de endurance e utilização de ácidos graxos no músculo esquelético

♦Cacau: propriedades antioxidantes e cardioprotetoras, possui polifenois, que melhoram a função vascular e reduz o estresse oxidativo induzido pelo exercício físico.

♦Gengibre: possui ação antioxidante, anti-inflamatório, anticancerígeno, aumenta a oxigenação celular e além do mais controla a náusea e enjoo.

♦Frutas e hortaliças: são fontes de vitamina C, possui ação antioxidante e cicatrizante, constituídas de substância anti-inflamatórias e além disso reduz marcadores inflamatório pós-treino.

♦Própolis: potencialmente antioxidante, anti-inflamatório, antiviral, antibiótico, antifúngica. O extrato de própolis aumenta a utilização do glicogênio hepático e muscular e além disso tudo ele reduz produção de radicais livres por aumentar a imunidade do organismo.

♦Uva: contém resveratrol, um polifenol com ação antioxidante e anti-inflamatória, tem também efeito de relaxamento vascular, aumentando a vascularização durante o exercício

Portanto, investir numa alimentação colorida e rica nestes alimentos é o que faz toda a diferença!
Procure uma orientação nutricional e melhore seu desempenho no esporte.

Manuela Duarte

Nutricionista Pós -graduada em Nutrição Esportiva Funcional. Atendimento em Diabetes, Obesidade, Emagrecimento, Reeducação Alimentar, Doenças Hepáticas, Intestinais, Ósseas.