Sistema Imunológico e Nutrição
Em primeiro lugar, você sabia que o nosso corpo possui um sistema de reações que nos protege de diversas doenças e agentes estranhos ? E que além disso, existem células especiais para retirar e destruir esses agentes estranhos?
Esse sistema acima citado é conhecido como sistema imunológico, ele é composto por células e órgãos que possuem como principal função proteger o organismo contra agentes estranhos por meio de diferentes mecanismos de defesa sendo os principais micro-organismos os vírus, fungos, bactérias e protozoários.
Dicas para Melhorar o Sistema Imunológico
→Não entrar em pânico: o medo eleva o estresse, o que por sua vez, contribui para redução da imunidade.
→Praticar atividade física regularmente: torna o organismo mais resistente para a exposição à doenças, como também ajuda a controlar o estresse, que interfere por sua vez na qualidade do sono e funcionamento do sistema imunológico.
→Dormir bem é imprescindível pois durante esse período o corpo se fortalece e tende a recuperar a imunidade.
→Não beber ou fumar: o álcool e a nicotina afetam negativamente todas as células do organismo e interferem em componentes responsáveis por estimular as respostas imunológicas.
→Manter a saúde do intestino favorece muito o sistema imunológico, isso significa que devemos incluir na dieta:
→Alimentos probióticos são àqueles que possuem micro-organismos vivos capazes de habitar a nossa mucosa intestinal. Dentre esses alimentos, destaca-se os leites fermentados, iogurtes de boa qualidade, kefir, kombucha.
→Entre os prebióticos estão a aveia, farinha de banana verde; as fibras dos cereais integrais, sementes como chia, linhaça e girassol.
→Incluir no cardápio alimentos anti-inflamatórios tais como a cúrcuma, gengibre alho, salsão, linhaça, chia, vegetais verdes escuros, chá verde além destes temos o própolis e geleia real os quais também beneficiam a imunidade.
→Consumir frutas cítricas: consumir preferencialmente a própria fruta ou sucos recém-preparados. Alimentos ricos em vitamina C: Acerola, kiwi, goiaba, brócolis, frutas vermelhas, talos da couve.
→Incluir o consumo de alimentos de cores roxas ou avermelhadas que possuem ação antioxidante tais como: ameixa, açaí, beterraba, mirtilo, uva roxa, amora.
→Consumir alimentos ricos em Selênio (castanha do Pará, semente de girassol) e Zinco (ostra, amendoim, semente de abóbora).
→Evitar consumir alimentos que são inflamatórios, como os que contêm gorduras trans, temperos industrializados, porque podem prejudicar o funcionamento do intestino e a imunidade.
Incluir na alimentação alimentos fontes de:
•Vitamina A: (cenoura, damasco, folhas de brócolis, manga, couve);
•Vitamina D: (pescados e frutos do mar, ovos, queijos); luz solar.
•Vitamina E: (amêndoas, castanhas, avelã, azeite de oliva, abacate);
Portanto, é fundamental reconhecer que um único alimento ou nutriente não tem esse efeito e sim que é preciso ter uma alimentação equilibrada associada a estilo de vida saudável.
Enfim, devemos pensar em hábitos que possam fortalecer as defesas do nosso organismo e dessa forma, uma alimentação adequada não deve acontecer apenas nos surtos, mas durante toda a vida!