Probióticos, vamos conhecer melhor?
Os probióticos são bactérias benéficas que vivem no intestino e otimizam a saúde geral do organismo, oferecendo vantagens como facilitar a digestão e a absorção de nutrientes tanto quanto fortalecer o sistema imunológico.
A flora (microbiota) intestinal estando em desequilíbrio – o que é bem normal acontecer após o uso de antibióticos ou quando não se tem uma alimentação saudável e equilibrada – acaba sendo povoada por bactérias ruins, que prejudicam o sistema imunológico e deixam o organismo susceptível a doenças.
Os principais benefícios
- Defender e prevenir doenças intestinais como colite, síndrome do intestino irritável, doença de Crohn e inflamação intestinal;
- Combater doenças como câncer, candidíase, hemorroidas e infecção urinária;
- Facilitar a digestão e combater a azia;
- Combater a prisão de ventre e a diarreia, regulando o trânsito intestinal;
- Aumentar a absorção de nutrientes, como vitamina B, cálcio e ferro;
- Fortalecer o sistema imunológico, por aumentar a produção de células de defesa chamadas macrófagos;
- Diminuir a proliferação de bactérias maléficas no intestino;
- Ajudar a digerir a lactose, especialmente em pessoas com intolerância à lactose;
- Prevenir doenças como obesidade, colesterol alto e hipertensão;
- Prevenir alergias e intolerâncias alimentares.
Entendendo os probióticos
Uma flora intestinal saudável é rica em probióticos e é colonizada desde o nascimento, especialmente quando o bebê nasce por parto normal e quando é amamentado com exclusividade durante o início da vida.
Nossos corpos abrigam uma mistura de bactérias boas e más e essas bactérias estão praticamente em todos os lugares, na boca, intestino como também na pele.
Os probióticos são bactérias vivas que, quando consumidas através de alimentos ou suplementos, são benéficas para o nosso sistema digestivo.
Sob condições normais e equilibradas, as bactérias amigáveis superam as que não são amigáveis ou seja, os probióticos podem agir como bactérias benéficas para o intestino que criam uma barreira física contra bactérias hostis.
Além disso, os probióticos ajudam a compensar o desequilíbrio bacteriano causado pela ingestão de antibióticos.
Os antibióticos matam boas bactérias junto com as nocivas, frequentemente levando a gases, bem como, cólicas ou diarreia, diferente do que acontece com os probióticos.
Nosso trato gastrointestinal ou digestivo geralmente tem trilhões de bactérias intestinais e leveduras, conhecidas coletivamente como “flora intestinal”.
Para que o sistema gastrointestinal funcione adequadamente, a flora intestinal deve estar em equilíbrio. Isso ajuda a neutralizar os efeitos negativos de certas escolhas alimentares, doenças ou medicamentos.
Como tomar probióticos
Existem duas formas principais de ingerir probióticos: a primeira é feita através do aumento do consumo de alimentos com probióticos naturais, como o iogurte ou o kefir, por exemplo, e a outra é através do uso de suplementos com probióticos.
Alimentos probióticos
- Iogurte natural: são a principal e mais fácil fonte de probióticos no mercado, mas também existem versões de iogurtes com sabor que mantém as bactérias benéficas vivas;
- Kefir: é um produto fermentado com levedura e bactérias que fica semelhante ao iogurte, mas possui um teor mais elevado de probióticos.
- Leite fermentado: são produtos especiais que geralmente contêm Lactobacillus adicionados pela indústria, sendo o Yakult o mais famoso;
- Kombucha: uma bebida fermentada feita principalmente a partir do chá preto;
Em suma, o equilíbrio é importante em todas os aspectos da nossa vida, então vamos cuidar para que nosso corpo esteja em harmonia com essas bactérias do bem!