Sabores da Natureza: Beterraba, o vermelho intenso da vida!
A beterraba tem uma cor intensa, deslumbrante e sabor adocicado. Pode agregar muito mais do que sua pigmentação arroxeada, originada da presença da betalaína em sua composição, aminoácido que protege as enzimas do organismo contra a desidratação.
Formas de Preparo
Pode ser preparada em todas as formas de cozimento.
A beterraba crua na salada, todo mundo conhece, mas ela também pode ser cozida em limão, na panela com água ou cozida no vapor. Assada, fica mais macia, mas se for fatiada fininho, vira chips.
Crua, tem sabor de coisa fresca, saudável, que acabou de sair da terra. É parceira para saladas de folhas e recheios de sanduiches.
Cozida em água vira sopa ou acompanhamento. Se for cozida com limão adquire um sabor azedinho, que contrata com seu adocicado natural.
Assada, rende saladas e receitas mais elaboradas, como um nhoque de beterraba, por exemplo.
O que a beterraba tem?
É rica em fibras e fonte de vitaminas do complexo B, como B1, B2, B5, B6 e B9. É fonte também de vitamina A, C, K, cobre, magnésio, manganês, potássio, nitratos, carboidratos. Com valor calórico baixo, ela possui ação anti-inflamatória, diurética, digestiva, antioxidante devido aos carotenoides e licopeno.
Muitos pensam que a beterraba é inimiga dos diabéticos, seu efeito é completamente o oposto, devido à alta quantidade de fibras, que retardam a absorção da glicose pelo organismo, auxilia o controle glicêmico após a refeição mas lembrando que moderação em tudo é importante.
Há relatos através de estudos que a betalaína auxilia no combate ao câncer de cólon devido ao estímulo de produção dos glóbulos vermelhos. Como também a presença de proantocianidinas, fitonutriente anticancerígeno.
Outros benefícios da beterraba:
- Devido alto teor em fibras auxilia no funcionamento do intestino, uma vez que suas propriedades previnem a constipação e promovem o amolecimento das fezes. Além disso, a beterraba auxilia na digestão e na eliminação de parte do colesterol e das gorduras ingeridas.
- Fortalece o sistema imunológico;
- Diminui o risco de doenças cardiovasculares;
- Boa para a pele, por ser um desintoxicante natural que purifica o sangue, a raiz promove a elasticidade da pele e dá brilho a ela, além de proteger contra as radiações solares;
A beterraba ainda ajuda na disposição do organismo para a prática de exercícios, segundo um estudo da Escola de Medicina no Reino Unido, mostrou que a hortaliça tem o poder de oxigenar as células do nosso corpo, tornando o exercício menos cansativo. Esse efeito é mérito do nitrato, que aumenta a produção de óxido nítrico e, sendo assim, provoca uma dilatação dos vasos sanguíneos, favorecendo a chegada de nutrientes ao músculo.
Tem alguma contraindicação?
Como qualquer outro alimento, a beterraba, quando consumida excessivamente, pode trazer alguns malefícios. Devido possuir uma grande quantidade de oxalato, seu consumo em excesso aumenta as chances da formação de pedra nos rins.
E aí vamos aproveitar todos os benefícios dessa hortaliça?
Lembrando que a moderação e o equilíbrio são importantes.
Pela nossa nutri Carmelita Mendonça
#nutriçãoécomnutricionista # orgânicos# hortaliças# procureumnutricionista